Projeto “Trabalhando o tema de desastres socioambientais na educação básica através da articulação entre UFRJ, escolas públicas e museu de ciências”, inserido no “Programa Ciência na Escola” do CNPq, foi realizado de 2020 a 2022.

Trata-se de um projeto de pesquisa-ação com o objetivo de desenvolver um método de integração da temática dos desastres associados a deslizamentos de terra em escolas do ensino básico, englobando desde o levantamento da percepção dos alunos sobre o tema, o planejamento das atividades com a escola, o conteúdo abordado com os alunos, os tipos de aula e os instrumentos pedagógicos utilizados.
No ano de 2022, o projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Laudímia Trotta, no bairro da Tijuca, município Rio de Janeiro. Além do apoio do CNPq, o projeto conta com a parceria com o Espaço Ciência Viva e a Secretaria de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Na EM Laudímia Trotta o projeto contou com as seguintes etapas básicas

-Interação com a direção e professores da escola
– Formação de alunos monitores da escola
– Aula de campo sobre evolução urbana do Rio de Janeiro
– Aula de campo na Floresta da Tijuca para falar sobre os condicionantes naturais das encostas – Participação do Prof André Avelar
– Aula com maquete representativa do processo de ocupação das encostas, no Espaço Ciência Viva
– Aula sobre a história da ocupação dos morros da Tijuca – participação do Profs. Eduardo Coelho e Renata Lira
– Aula sobre impactos ambientais
– Levantamento de impactos ambientais pelos alunos em suas vizinhanças através de registros fotográficos e realização de concurso fotográfico sobre o tema
– Aula sobre relevo, utilizando a construção de maquetes a partir de uma um desenho de curvas de nível, com a participação do Prof André Avelar
– Aulas sobre simulação de deslizamentos de terra utilizando maquetes, abordando: conceitos de deslizamentos e desastres, tipos do solo, fatores condicionantes naturais e antropogênicos da suscetibilidade das encostas, a influência da chuva, o sistema de alerta e alarme
– Mapeamento participativo em campo dos problemas ambientais das comunidades onde moram
– Roda de conversa entre alunos e professores da escola, representantes de órgãos relacionados a gestão de riscos municipal (Defesa Civil, Georio e Comlurb) e a equipe do projeto.

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