Ações em educação não formal

As ações em educação não formal são aquelas que não fazem parte do currículo formal de ensino.

No projeto Encosta Viva as ações não formais consistem em atividades lúdicas de diferentes tipos sobre o tema, como maquetes, teatro, fotografia, jogos, vídeos, desenhos, entre outras.Essas ações têm sido realizadas em museus, organizações comunitárias, mostras e exposições.

As ações não formais têm uma característica marcante de interatividade e alcançam públicos bastante variados, promovendo um rico campo de discussão sobre o tema entre os participantes.

Um dia a terra cai

Um dia a terra cai é uma oficina educativa que aborda o tema de desastres associados a deslizamentos de terra de forma iterativa e interdisciplinar.

Alerta Maceió

Trata-se de um projeto de educação para redução de desastres associados a deslizamentos na comunidade do Maceió, em Niterói, região severamente afetada por esse tipo de desastre.

Foi realizado entre 2010 e 2012 em parceria com uma ONG local, a Oficina do Parque, e apoio da Faperj. O projeto envolveu o levantamento da percepção de risco dos moradores para se conhecer a realidade local, discussões com o pessoal da ONG sobre o tema, o planejamento das atividades educativas a mesma, realização das oficinas com os moradores e um evento de fechamento do projeto.

O tema dos desastres foi abordado com a comunidade através de oficinas simples, de baixo custo, acessíveis e que incitam a participação, a saber: de teatro, desenho, fotografia e maquete. Uma marca do projeto foi a construção do projeto de forma colaborativa entre acadêmicos, instrutores da ONG e moradores.

Artigos relacionados

Encosta Viva