Tags:

Trata-se de um projeto de educação para redução de desastres associados a deslizamentos na comunidade do Maceió, em Niterói, região severamente afetadas por esse tipo de desastre.

Foi realizado entre 2010 e 2012 em parceria com uma ONG local, a Oficina do Parque, e apoio da Faperj. O projeto envolveu o levantamento da percepção de risco dos moradores para se conhecer a realidade local, discussões com o pessoal da ONG sobre o tema, o planejamento das atividades educativas a mesma, realização das oficinas com os moradores e um evento de fechamento do projeto.

O tema dos desastres foi abordado com a comunidade através de oficinas simples, de baixo custo, acessíveis e que incitam a participação, a saber: de teatro, desenho, fotografia e maquete. Uma marca do projeto foi a construção do projeto de forma colaborativa entre acadêmicos, instrutores da ONG e moradores.

Artigos relacionados

Educação para Redução de Riscos e Desastres: Experiências Formais e Não Formais no Estado do Rio de Janeiro

Improving Disaster Risk Reduction and Resilience Cultures Through Environmental Education: A Case Study in Rio de Janeiro State, Brazil, 2016

A educação ambiental como estratégia para redução de Riscos Socioambientais, 2015

Atividades Socioeducativas para a Redução de Desastres Associados a Deslizamentos, 2013

Acesse os artigos na íntegra

Comments are closed

Encosta Viva