Foi realizado, nos anos de 2013 e 2014, o projeto “Inserção do tema de desastres associados a deslizamentos de terra no ensino fundamental das escolas públicas”, com financiamento da Faperj (Edital “Apoio à melhoria do ensino em escolas da rede pública sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2012”).

Através do projeto foi concebido e realizado um método de integração do tema na disciplina de Ciências durante um semestre letivo, envolvendo duas turmas do 6a ano do ensino fundamental.

Empregaram-se diferentes instrumentos pedagógicos e foram envolvidas aulas expositivas e práticas (maquetes, jogos, visita a comunidade em encosta, interação com a Defesa Civil), utilizando a aprendizagem significativa.