Ações em educação formal
Nas ações em educação formal consistem em atividades realizadas em escolas para a integração do tema de desastres associados a deslizamentos no currículo formal de ensino.
As atividades envolvem a preparação de professores, a concepção e planejamento das intervenções pedagógicas, a construção das ferramentas pedagógicas e sua execução.
Busca-se, sempre, atividades que promovam a interdisciplinaridade, interatividade entre os alunos, a conexão com o mundo real e um sentido afetivo para os alunos
Nossas ações
Projeto Ciência na Escola – Cnpq
Trata-se de um projeto de pesquisa-ação com o objetivo de desenvolver um método de integração da temática dos desastres associados a deslizamentos de terra em escolas do ensino básico, englobando desde o levantamento da percepção dos alunos sobre o tema, o planejamento das atividades com a escola, o conteúdo abordado com os alunos, os tipos de aula e os instrumentos pedagógicos utilizados.
Escola Municipal de Formação Profissional Governador Portela
Foi realizado, nos anos de 2013 e 2014, o projeto “Inserção do tema de desastres associados a deslizamentos de terra no ensino fundamental das escolas públicas”, com financiamento da Faperj (Edital “Apoio à melhoria do ensino em escolas da rede pública sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2012”).
Artigos relacionados
- Transversal integration of geohydrological risks in an elementary school in Brazil: A disaster education experiment, 2019
- Integração do Tema de Desastres Geo-hidrológicos no Currículo do sexto ano do Ensino Fundamental, 2018
Colégio Estadual Joaquim Távora
Foi realizado, nos anos de 2013 e 2014, o projeto “Inserção do tema de desastres associados a deslizamentos de terra no ensino fundamental das escolas públicas”, com financiamento da Faperj (Edital “Apoio à melhoria do ensino em escolas da rede pública sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2012”).
Através do projeto foi concebido e realizado um método de integração do tema na disciplina de Ciências durante um semestre letivo, envolvendo duas turmas do 6a ano do ensino fundamental.
Empregaram-se diferentes instrumentos pedagógicos e foram envolvidas aulas expositivas e práticas (maquetes, jogos, visita a comunidade em encosta, interação com a Defesa Civil), utilizando a aprendizagem significativa.
Escola Municipal Laudímia Trotta
O projeto “Trabalhando o Tema de Desastres Socioambientais na Educação Básica Através da Articulação entre UFRJ, Escolas Públicas e Museu de Ciências” vem sendo desenvolvido na Escola Municipal Laudímia Trotta com o objetivo de estimular no cotidiano escolar atividades educativas sobre desastres socioambientais associados a deslizamentos através da concepção e emprego de recursos pedagógicos práticos, inovadores e interativos.
Será desenvolvido com fins de formar alunos multiplicadores, bem como professores do ensino fundamental municiados de saberes e práticas acadêmicas advindos da experiência de professores/pesquisadores da UFRJ e do Espaço Ciência Viva (museu interativo de ciências). O projeto foi iniciado no início de 2020 e tem apoio do CNPq através da Programa Ciência na Escola/Chamada MCTIC/CNPq No. 05/2019
Artigos relacionados
Educação para Redução de Riscos e Desastres: Experiências Formais e Não Formais no Estado do Rio de Janeiro
Disaster Education for landslide risk reduction: an experience in a public schooll in Rio de Janeiro State, Brazil
Inserção do Tema de Desastres Associados a Deslizamentos no Ensino Fundamental